Lista: Conheça 10 mitos sobre o Metal

Por mais de 40 anos as pessoas em todo o mundo têm explorado o metal e seus muitos subgêneros, por isso vários mitos apareceram ao longo do tempo. Aqui está 10 mitos sobre o metal e a verdade que vem com eles.

10. Heavy Metal

10. Heavy Metal

10. Heavy Metal


Mito: A música é cha­mada de “Heavy Metal”
A mai­o­ria das pes­soas acre­dita que os gri­tos, a sono­ri­dade áspera e as gui­tar­ras muito dis­tor­ci­das é “Heavy Metal”. Na rea­li­dade, o metal tem cen­te­nas de sub­gê­ne­ros e “Heavy Metal” é mais um deles. Ban­das como Cream, Led Zep­pe­lin e Black Sab­bath abri­ram o cami­nho para ban­das de metal, cri­ando um som único. Mas enquanto essas ban­das podem ser cha­ma­das de heavy metal, uma mai­o­ria alar­mante de não-metalheads, prin­ci­pal­mente ido­sos e ado­les­cen­tes, referem-se a toda a música rock como heavy metal. Simplesmente porque eles não sabem nada sobre a diversidade no gênero.

09. Bárbaro

09. Bárbaro

09. Bárbaro


Mito: os músi­cos de metal são anor­mais sem edu­ca­ção que não sabem for­mar frases
Outro erro comum. A mai­o­ria das pes­soas olham para as letras e a música e acham-nas sim­ples e estú­pi­das. A mai­o­ria dos músi­cos de metal são pes­soas muito inte­li­gen­tes, alta­mente con­cen­tra­das que são capa­zes de escre­ver letras de música pro­fun­das e sig­ni­fi­ca­ti­vas. Por exem­plo, a banda de Black Metal Bathory base­ava muito de suas músi­cas em com­po­si­to­res clás­si­cos. E letras de metal são incri­vel­mente bem escri­tas. Evi­den­te­mente que nem todas as ban­das são incri­vel­mente lite­rá­rias, depen­dendo do estilo e da fina­li­dade do grupo.

08. Anti-Religião

08. Anti-Religião

08. Anti-Religião


Mito: Todo metal é con­tra a religião
Na opi­nião da mai­o­ria dos não-metalheads, ban­das de metal odeiam reli­gião, o que não cor­res­ponde a ver­dade. Na mai­o­ria dos casos, mui­tas vezes as ban­das se posi­ci­o­nam con­tra o cris­ti­a­nismo ou for­mas de cris­ti­a­nismo. No entanto, mui­tos artis­tas são reli­gi­o­sos, como a banda de metal­core As I Lay Dying, ou o David Dra­mian do Dis­tur­bed. É seguro dizer que a reli­gião não é muito que­rida no meio, mas não é odi­ada como tal, embora haja exce­ções a todas as regras.

07. Satânico

07. Satânico

07. Satânico


Mito: Metal pro­move satanismo
O gênero que faz mais refe­rên­cias a ima­gens e temas satâ­ni­cos é cha­mado de black metal, cuja ori­gem está no album do Venom cha­mado “Black Metal”. Algu­mas ban­das de death e Thrash Metal, como Slayer, Can­ni­bal Corpse e Mor­bid Angel falem de sata­nismo, pou­cos músi­cos na ver­dade têm cren­ças satâ­ni­cas e os que pos­suem ten­dem a não ten­tar promovê-lo expli­ci­ta­mente, com raras exceções.

06. Crimes

06. Crimes

06. Crimes


Mito: Metal pro­move ati­vi­da­des cri­mi­no­sas, como o assassinato
Enquanto algu­mas pes­soas na comu­ni­dade do metal foram pre­sas por cri­mes e assas­si­nato, somente um caso é pre­do­mi­nante; o de Varg Viker­nes, que assas­si­nou Eurony­mous, mem­bro do Mayhem. A mai­o­ria das ban­das de metal cujas letras e ima­gens sejam vio­len­tas ou per­tur­ba­do­ras afir­mam que seu con­teúdo não é para ser levado a sério. Mais noto­ri­a­mente o Can­ni­bal Corpse, conhe­ci­dos por suas letras, mui­tas vezes ela­bo­ra­das sobre a ima­gem mais hor­rí­vel da morte, assas­si­nato e feti­chismo sexual. Além disto, mui­tas vezes a imprensa atri­bui erro­ne­a­mente a culpa a uma deter­mi­nada música ou letra, esque­cendo de mos­trar, em quase todos os casos, que o autor do crime já pos­suía alguns tipos de ano­ma­lias e que a música foi uma das manei­ras encon­tra­das para pro­mo­ver esta ati­vi­dade, sendo que ela pode­ria ter acon­te­cido por causa de um jogo, de um livro ou mesmo de um bate-papo.

05. Sexismo

05. Sexismo

05. Sexismo


Mito: Metal é sexista
Embora pareça que grande parte das ban­das de metal, espe­ci­al­mente no final dos anos 80, bana­li­za­vam o sexo e as mulhe­res, agora a ques­tão é muito menos comum. E mui­tas ban­das, espe­ci­al­mente do black metal grind, além das do Doom Metal, evi­tam usar o tema do sexo de forma deli­be­rada. Isto acon­tece devido ao fato de, após os anos 80, mui­tos músi­cos, espe­ci­al­mente os mais novos, não se ape­ga­rem tanto a estes temas e pro­cu­ra­rem outras influên­cias, inclu­sive lite­rá­rias e, em alguns casos, até mesmo filo­só­fi­cas, afastando-se do pas­sado com o hard rock e o glam metal. Temos inclu­sive mui­tas garo­tas que cur­tem metal, o que cor­ro­bora para que o gênero, hoje, não seja visto como sexista ou mesmo machista.

04. Fascista

04. Fascista

04. Fascista


Mito: os músi­cos de metal têm, cren­ças racis­tas, fas­cis­tas ou neo-nazi
Mui­tos músi­cos dizem acre­di­tar que cer­tas raças ou gru­pos étni­cos são melho­res ou pio­res do que outros, é mais comum que isto faça parte da apre­sen­ta­ção, como forma de pro­vo­car algu­mas rea­ções adver­sas. Um bom exem­plo disso é o ex-vocalista do Gor­go­roth, Gaahl ‚que não é somente homos­se­xual, mas afir­mava ter opi­niões racis­tas, mas que levava elas a sério e ten­tava não expressá-las aber­ta­mente. Existe ape­nas uma pequena par­cela de ban­das real­mente liga­das aos ide­ais neo-nazistas ou nacional-socialistas, como o Aryan Kampf 88, Valth Beake, Aryan Tor­men­tor, Aryan Blood, Aryan Kom­mando 88, Storm Front 88 e outras, ainda sim não são ban­das de grande acei­ta­ção den­tro da cena ou mesmo com um grande séquito de fãs.

03. Crianças

03. Crianças

03. Crianças


Mito: Metal faz mal para as crianças
Grande parte do metal é feito para cri­an­ças e ado­les­cen­tes como uma forma menos séria para lidar com o estresse do que por outros meios dis­po­ní­veis. Embora as pes­soas diga que o metal enve­nena a mente das nos­sas cri­an­ças, boa parte de quem diz isto geral­mente tem a mente muito fechada e não com­pre­en­dem bem o que pode repre­sen­tar o gênero. Para elas, qual­quer mani­fes­ta­ção que faça algum tipo de “alu­são nega­tiva” é pre­ju­di­cial para as cri­an­ças, pois pode modi­fi­car para o cará­ter das pes­soas. Estas pes­soas impli­ca­ram tam­bém com jogos vio­len­tos, livros con­si­de­ra­dos “pro­fa­nos”, fil­mes e dese­nhos ani­ma­dos etc.

02. Sem talento

02. Sem talento

02. Sem talento


Mito: Para tocar metal não é pre­ciso habilidade
Qual­quer pro­fis­si­o­nal irá dizer que o metal e jazz são os dois gêne­ros mais difí­ceis de música popu­lar para serem exe­cu­ta­dos. E enquanto parece que os músi­cos de metal se escon­dem atrás de dis­tor­ção da gui­tarra, os riffs rápi­dos e per­cus­são extrema são quase sem­pre 100% reais, sem qual­quer mate­rial sin­te­ti­zado. Os sub­gê­ne­ros de música que ten­dem a edi­tar suas músi­cas digi­tal­mente são metal­core, indus­trial e grind, por neces­si­dade que estes têm ou com fina­li­da­des musi­cais, como no caso do grind, que pro­cura satu­rar o som em mui­tos casos. Quase todas as músi­cas são fei­tas com tra­ba­lhos com o mínimo de tra­ta­mento. Mui­tos músi­cos, inclu­sive, pos­suem uma for­ma­ção musi­cal muito sólida, com anos de estudo, como no caso do André Matos ou mesmo a banda Hag­gard, cujos músi­cos são for­ma­dos em música eru­dita. Só não se pode esque­cer que metal não é (e nem pre­tende ser) um estilo per­feito ou mesmo extre­ma­mente eru­dito, isto varia muito de banda para banda.

01. Gritaria

01. Gritaria

01. Gritaria


Mito: Os vocais são somente gritos
Se você gosta de metal, pro­va­vel­mente você já ouviu alguém dizer: “Uau, ele real­mente não sabe can­tar?” Isto real­mente irrita mui­tas vezes, pois é um fato de que os vocais de metal são extre­ma­mente difí­ceis. E embora pareça fácil, os vocais variam muito, de um ros­nado a um grito, e tudo mais, uma vez que diver­sos sub­gê­ne­ros pedem um tipo certo de vocal. Alguns pedem vocais mais pró­xi­mos do lírico, outros não. Da pró­xima vez que alguém dis­ser que os voca­lis­tas de metal não estão can­tando, dê ape­nas uma res­posta sim­ples: “É ape­nas diferente.”

Quem é Fábio Pitombeira ?

Trabalha desde 2002 com produção de shows em Teresina. Teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do Heavy Metal e Rock and Roll como Paul Di Anno, Ira!, Hangar, Angra, Shaman, Andralls, Drowned, Clamus, Dark Season, Megahertz, Anno Zero, Empty Grace, Morbydia, Káfila, entre outros.

Publicidade

Deguella - Clique e Ouça

Comente com seu perfil do Facebook

Comente direto no site

Deixe um comentário, ou adicione um trackback em seu site/blog. Você pode acompanhar os cometários via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *